quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ENEAGRAMA






O Eneagrama (palavra que vem do grego ennea gramma – figura geométrica de 9 lados) é uma ferramenta de autoconhecimento, que  estima-se  ter sido criado há mais de 2500 anos, na Babilônia; e que descreve a personalidade humana dividida em 9 padrões.
Ao tomarmos conhecimento do Eneagrama e das 9 personalidades (tipo),  podemos constatar que todos nós temos um pouco de cada uma delas,  de acordo com a situação, mas  que escolhemos e desenvolvemos,  desde a infância,  uma delas para fazer face à percepção e descoberta do mundo.

O Eneagrama é magnífico porque leva em conta a dinâmica do homem, a sua evolução e as diferentes facetas da sua personalidade, em concordância com inúmeros dados verificáveis da psicologia contemporânea. Do ponto de vista psicológico, o Eneagrama propõe fazer-nos tomar consciência da nossa personalidade  ter-nos  imobilizado num comportamento condicionado.
É o autoconhecimento.

A cada tipo de personalidade foi atribuído um número fixo conhecido. Cada um dos nove pontos tem dois extremos: a paixão e a virtude.
Reconhecer o tipo de personalidade dominante, equivale a aceitar que  há anos, vivemos sob uma influência,  de uma motivação inconsciente,  que dirige a nossa vida. Reconhecer o nosso “tipo” dominante, é dar um nome ao nosso ego dominante, para transformar a paixão em virtude e melhorar a nossa atitude perante as adversidades e nossas relações pessoais e profissionais. 
Para se conhecer qual o tipo que desenvolvemos, é aplicado testes que são aplicados por profissional preparado.
O ESPAÇO HOLÍSTICO KAIA PAIVA FAZ O ENEAGRAMA COM VOCÊ...


OS 9 TIPOS

UM  - O Perfeccionista
«tenho muitos defeitos, mas faço tudo para evitar os erros»

DOIS -  O Altruísta
«se não for para me ocupar dos outros, de que serve viver?»

TRÊS -  O Empreendedor
«o trabalho é mais agradável que o prazer»

QUATRO -  O Romântico
«nada nos torna tão grandes como uma grande dor»

CINCO  -  O Observador
«há muito que aprender, apenas olhando»

SEIS -  O Questionador
«a dúvida é uma homenagem prestada à esperança»

SETE -  O Sonhador
«só se vive uma vez, vamos aproveitar»

OITO -  O Confrontador
«não se mendiga um justo direito, luta-se por ele»

NOVE -  O Mediador
«a pressa é inimiga do tempo que passa.»


Um comentário: